"Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos...aumentando nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a Natureza e sua beleza".
Albert Einstein
Uploaded with ImageShack.us

domingo, 19 de dezembro de 2010

Incêndio no Parque do Cocó


 
Um total de 50 metros quadrados. Essa foi a área tomada pelo fogo no Parque do Cocó, num novo foco, iniciado na tarde do 1º domingo de dezembro, dia 05/12/10. Somente por volta das 7 horas do dia 6/12/10, o novo incêndio havia sido controlado pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. O fogo, que foi sentido primeiro pelos moradores do entorno, foi classificado como criminoso. Os Bombeiros trabalham com a perspectiva de que, por mais uma vez, pessoas adentraram o parque o fizeram  fogo, o que acabou atingindo parte da vegetação. O novo foco foi verificado próximo à área de mangue  e próximo à Cidade 2000.
O subtenente do Corpo de Bombeiros, Assis Sousa, informou que mesmo com o fogo sendo debelado, equipes dos Bombeiros deverão permanecer no local, com a função de evitar novos focos e monitorar a área.
Ainda no domingo, um caso de mais um incêndio no Parque do Cocó foi levado ao conhecimento Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (CPMA) e a Superintedência Estadual do Meio Ambiente (Semace).
No relatório dos Bombeiros, foram gastos 15 mil litros de água para combater o fogo e, como as árvores de mangue são vulneráveis por possuírem  raízes radiais e pouco profundas, tombam facilmente quando o tronco é tomado pelo fogo.
Para a moradora da Cidade 2000, Maria do Carmo Campos de Lima, o incêndio só não tomou maiores proporções porque a própria comunidade está em  alerta, avisando as autoridades quando veem sinais de fumaça.
"O que queremos é uma vigilância no Parque pela CPMA. São muitas entradas e saídas, e isso não é somente perigoso para acontecer novos acidentes, como também serve de refúgio e esconderijo para marginais" afirmou Maria do Carmo.
Segundo informou o comandante da Companhia, Capitão Vicente de Paula, há necessidade de mais efetivo, por se tratar de uma área muito grande. De acordo com o militar, a orientação é para que ocorram rondas e abordagens em atitudes suspeitas. Ele explicou que outra frente de luta é conscientizar a população para evitar que se acenda fogueiras nas proximidades da mata, inclusive na incineração de lixo. Em novembro passado, houve o primeiro incêndio naquela área, levando uma semana para ser controlado.
O Parque do Cocó possui uma área de 1.155 hectares ( 11550 m² ). Para fiscalizar a área, a Companhia da Polícia Militar Ambiental conta com um efetivo de 70 homens armados, distribuídos em viaturas, motos, barcos e bicicletas, ou seja, um policial para cada 16,5 hectares. A Companhia de Policiamento é responsável pelas áreas do Parque que compreendem as avenidas Sebastião de Abreu e Murilo Borges, no bairro Cocó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário