Trata-se de um blog direcionado para assuntos relacionados ao meio ambiente.
"Nossa tarefa deveria ser nos libertarmos...aumentando nosso círculo de compaixão para envolver todas as criaturas viventes, toda a Natureza e sua beleza".
Albert Einstein
Albert Einstein
domingo, 15 de agosto de 2010
Conservação da orla marítima cearense
Gestores e representantes dos 20 municípios que atualmente ocupam o litoral cearense se reuniram no dia 03/08/10 no I Encontro de Prefeitos da Orla Marítima do Ceará. Promovido pelo Conselho Estadual de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Compan), na capital cearense, o evento foi realizado no Condomínio Espiritual Uirapuru (Ceu) e objetiva sensibilizar os prefeitos a aderirem ao Projeto Orla.
A iniciativa busca articular as ações das três esferas do pacto federativo (União, estados e municípios) para planejar e implementar ações que combatam a degradação ambiental e regularizem o uso e ocupação de faixa de praia de forma sustentável.
De acordo com a coordenadora de Políticas Ambientais da Compan, Maria Dias, até o momento, os municípios de Beberibe, Aquiraz, Fortaleza e Icapuí já aderiram ao Projeto Orla. "Mas recebemos ofícios de Aracati, Cascavel e Caucaia requerendo a adesão, enquanto outros prefeitos, aqui mesmo no encontro, já manifestaram a intenção de fazer parte do Projeto Orla", explica.
O evento contou ainda com a presença de representantes do Ministério público Estadual, do Ibama, da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) e da Superintendência do Patrimônio da União no Ceará. A Promotora Sheila Pitombeira alertou sobre os riscos decorrentes da falta de atenção a problemas como ocupação desordenada, degradação ambiental e poluição. "Vivemos um período de mudanças climáticas, mas parece que ainda se vive um momento de ficção, em que as pessoas acham que não serão afetadas, que não vai chegar aqui. Falta planejamento".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário